
agradecer, dando.
De todas as efemérides que temos importado dos EUA, a mais bonita está ainda por trazer: o dia de Acção de Graças. Parar, por um dia, para, junto dos que mais gostamos, agradecer é, simultaneamente, belo e brilhante. Não teremos, provavelmente, peru assado neste almoço. E o dia será mais próximo da rotina semanal do que de um feriado nacional. Dificilmente nos rodearemos da família inteira. Mas podemos viver a gratidão dentro de cada de nós na sua forma mais plena: dar graças

let it be.
Se estás triste, deixa a tristeza ficar. Abranda essa vontade de fazer de conta, de evitar, de fugir, de disfarçar com o dia-a-dia o que trazes aí dentro. Se te custa senti-la, tanto mais importante é aceitá-la e compreendê-la: que significado tem essa tristeza? O que acrescenta à tua vida? O que te diz sobre ti?
A investigação tem provado que reconhecer o valor e significado das emoções negativas – em vez de as evitar ou negar - pode ajudar a reduzir o impacto mental e tamb

escreve uma carta de gratidão.
Senta-te ao computador, pega no ipad, toma caneta e papel.
Faz silêncio e deixa-te tomar pela emoção: A quem estás grato na tua vida? Pensa nessa pessoa por um tempo e finalmente escreve-lhe uma carta de gratidão. Não porque a educação manda agradecer - mas porque esse simples gesto, à mão de qualquer um, implica um aumento incrível nos nossos níveis de bem-estar.
Para ires mais longe, marca um encontro com essa pessoa e, depois de um abraço, lê-lhe a carta. Sentirás o pode

bom domingo.
"É preciso viver cada domingo como se fosse o primeiro." Nuno Júdice.
Bom dia! Bom primeiro domingo.

a maior aventura é a que vivemos cá dentro
Tens o tempo todo deste dia sem horários. Para que queres o relógio no pulso? Porque repetes essa mesma rotina como se as tarefas se acumulassem? Desliga a televisão. Deixa o relógio em casa. Sai sem rumo, leva um casaco e não avises ninguém. Respira o ar que é só teu. Imagina-te longe, nessa paisagem azul. E permanece.
Quando quiseres, volta à tua sala, agradece o dia e reencontra-te nesse abraço. (A maior aventura é a que vives cá dentro.)
Tem um sábado feliz.

savouring: uma receita para momentos felizes.
O Savouring é a nossa capacidade de saborear a vida. De prestar atenção. De apreciar. De valorizar as mais pequenas coisas do nosso dia. Estar em savouring é o mesmo que estar a viver o instante na plenitude da sua imediatez.
Para o viveres em pleno, partilha a experiência (vive-a com alguém); tira uma fotografia mental da situação para que a possas relembrar no futuro; celebra o momento, agradece-o; foca-te (atenta a cada sentido naquele instante) e imerge-te (deixa-te leva

sonha acordado.
Toma esse sonho antigo entre as mãos. Testa-o: é possível? É realista? É progressivo? É importante? Compromete-te? Está de acordo com os teus valores? Permite-te crescer? É orientado para a intimidade ou a tua comunidade? É teu?
Se sim, pega na caneta e desenha-o no teu futuro próximo, em cada passo pequeno mas seguro, rumo a essa meta. Podes ter a certeza de que ele (por todos estes motivos) te fará feliz. (Assim o diz a investigação científica)
Bons sonhos bem despertos!

tu és as tuas escolhas.
Até agora sempre te foi fácil decidir o que é melhor para ti. E, de repente, estás incapaz de escolher. Nenhuma alternativa te parece melhor do que a outra. Tentas prever o futuro em busca dessa certeza, mas não consegues.
É que as escolhas mais importantes da vida não têm razões claras associadas. Os motivos para estas escolhas estão dentro de ti e são silenciosos. É quando exercitas a liberdade de escolher que crias as tuas próprias razões. E é então que assumes responsabi

mindfulness
Há dias em que o tempo parece escapar-nos entre dedos. Em que não encontramos rumo ou sentido para o que fazemos, apenas empurrados por urgências externas que nos dizem tão pouco.
É talvez esse o momento ideal para parar. Fazer silêncio, exterior e interior. Escutar a nossa respiração, naquele movimento contínuo onde sempre nos podemos encontrar connosco.
Cinco minutos de atenção plena podem devolver-nos as rédeas do nosso tempo e o sentido do nosso dia.
O Mindfulness é u

receita para uma semana feliz.
Como vais tornar este dia perfeito?
Um café a várias mãos, dois dedos de conversa, tempo para respirar fundo. Agenda planeada a meio gás (liberta tempo para tudo o que não podes prever) e objectivos na mira. Algumas sugestões que pomos em prática a caminho de semanas felizes.
Bom dia, bom início de semana!